Ticker

6/recent/ticker-posts

O aumento de tudo que é contra a lei


O aumento do que é contra a lei



JESUS CRISTO, o Filho de Deus, fez uma profecia notavelmente detalhada, pela qual pudéssemos identificar o tempo em que chegaria ao fim o sistema iníquo de coisas que por tanto tempo tem dominado esta terra. Conhecida como o “sinal” da presença de Cristo, esta profecia compõe-se de muitas particularidades, uma das quais é o “aumento do que é contra a lei”. — Mat. 24:12.

Enquadra-se nesta descrição a tendência atual para o que é contra a lei? Há motivo válido para se crer que chegou o tempo em que Deus intervém nos assuntos dos homens e faz prevalecer a justiça?

O QUE ESTÁ REALMENTE ACONTECENDO?

Ao se mencionar o aumento do que é contra a lei, alguns talvez se lembrem de relatórios que diziam que esta tendência está diminuindo e talvez até se tenha invertido. Segundo um relatório recente, durante 1972 houve um decréscimo de quase 2 por cento dos crimes sérios relatados nos Estados Unidos, o primeiro decréscimo em dezessete anos. Na realidade, porém, este relatório dá pouco consolo. Por quê? Porque os relatórios mostram que os crimes mais violentos aumentaram grandemente em número. 

Assim, durante os mesmos oito meses, os assassinatos aumentaram em 9 por cento, a agressão grave e o estupro em 8 por cento respectivamente. E esta é a espécie de violação da lei que as pessoas temem mais, por causa de sua ferocidade. Além disso, o “decréscimo” dos crimes não considerados como tão sérios não se deu necessariamente por terem sido cometidos menos crimes. Antes, algumas autoridades acreditam que se deve simplesmente a se relatarem menos crimes.

Que o crime ainda está aumentando é evidente em como afeta a vida diária. Um professor de psicologia da Universidade da Califórnia disse recentemente: “No começo, os postos de gasolina não queriam aceitar dinheiro após as dez [horas da noite]. Depois, os motoristas de ônibus pararam de dar troco em qualquer hora. As companhias de táxis instalaram vidro à prova de balas [entre os motoristas e seus passageiros] . . . 

O mercado de aparelhos de proteção do lar está florescendo. Há botões de chamada ligados com postos policiais, janelas ligadas com campainhas de alarme e sistemas domésticos de radar; os novos conjuntos residenciais se gabam de ter guardas de segurança durante as vinte e quatro horas. . . . 

Há câmaras de TV em toda a parte”, para descobrir ladrões de lojas, traficantes de entorpecentes e assaltantes de bancos. Dá-lhe isso a impressão de que o crime está diminuindo? E isto não é tudo. Que dizer dos aparelhos contra ladrões no seu carro, das fechaduras na sua casa, do receio que o impede de usufruir um parque e do medo que lhe impede passear sozinho à noite?

O crime é generalizado em toda a parte — no comércio, no governo, nas ruas, nas escolas, e demasiadas vezes invade também o lar. Não se limita a algumas nações; todas elas são afetadas, e isso seriamente. Se os acontecimentos dos nossos dias não cumprirem “o sinal” que Jesus deu, então o que mais é preciso?

POR QUÊ? POR QUÊ? POR QUÊ?

“Mas por que há tal aumento do que é contra a lei?” Esta é a pergunta que se faz em toda a parte.

Sem dúvida, há muitos fatores contribuintes. Alguns culpam o moderno sistema penitenciário que amiúde parece antes endurecer do que reformar os contraventores. Outros culpam os juízes, dizendo que muitos são clementes demais.

Entre outras coisas que contribuem para o aumento do que é contra a lei está a corrução nos governos. Também os filmes e os programas de TV estimulam o que é contra a lei por transformar os criminosos e outros indivíduos sem princípios em heróis.

No entanto, será que todos estes fatores são apenas como que as chagas do problema e que as causas do aumento do que é contra a lei são muito mais profundas! Um investigador dos crimes, do Senado dos E. U. A., destacou três causas básicas: o lar, as escolas e as igrejas.

A Bíblia vai ainda mais a fundo. Ela identifica como principal culpado a Satanás, o Diabo. Alguns talvez zombem disso. Mas as explicações que oferecem para as atuais condições não são adequadas para explicar a onda vertiginosa do que é contra a lei. 

Por outro lado, a Bíblia focalizou há muito tempo esta geração como aquela que passaria por tais coisas. Ela mostrou que estava certa nisso. Identifica também o principal responsável pelos crescentes ais como sendo Satanás, o Diabo, que está furioso por saber que seu tempo é curto. Há todo motivo para se crer no que ela diz sobre isso. — Apocalipse 12:9-12.

Jhero