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PROFECIAS - A colheita no tempo do fim - Profecia Bíblica

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 “A colheita é a terminação dum sistema de coisas.” — Mateus 13:39.

UMA boa colheita sempre é motivo de alegria e de agradecimentos. É a época em que se colhem os frutos de longo trabalho árduo. A colheita predita na parábola de Cristo sobre o “trigo” e o “joio” daria um motivo duplo de alegria a toda a humanidade. Por quê? Não só porque significaria o recolhimento do número determinado de “filhos do reino”, ou “santos”, a estarem associados com Cristo no seu “domínio de duração indefinida”, assegurando assim um bom governo para a terra, mas também porque a própria “colheita” já seria prova de que vivemos na “terminação dum sistema de coisas” e na aurora duma nova ordem justa. — Daniel 7:14, 27; Mateus 13:38, 39; 2 Pedro 3:13.

“Syntéleia” e “Telos”

2 Jesus não disse que a “colheita” é “o fim do mundo”, como algumas traduções da Bíblia nos querem fazer crer. (Almeida, rev. e corr.; Matos Soares; Imprensa Bíblica Brasileira, A Bíblia de Jerusalém) Traduções assim não fazem nenhuma distinção entre as duas palavras gregas syntéleia e telos. Explicando syntéleia, o Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento, de W. E. Vine (em inglês), declara: 

“A palavra não denota um término, mas a aproximação de eventos ao clímax designado.” 

Portanto, quando Jesus disse que “a colheita é a terminação [syntéleia] dum sistema de coisas”, estava falando sobre um período de atividade, que teria um princípio e um fim. Segundo Mateus 13:30, Jesus referiu-se à “época da colheita”, obviamente designando um período de tempo, o período que o profeta Daniel chamou de “o tempo do fim”. (Daniel 12:4) 

É interessante notar que, quando os tradutores da Versão dos Setenta grega verteram este versículo de Daniel, usaram a palavra syntéleia.

3 Esta mesma palavra é usada em Mateus 24:3, onde os discípulos perguntaram a Jesus: “Dize-nos: Quando sucederão estas coisas e qual será o sinal da tua presença e da terminação [syntéleia] do sistema de coisas?” 

De modo que a “época da colheita” está relacionada com a presença invisível de Cristo como Ceifeiro. Em resposta à pergunta de seus discípulos, Jesus enumerou guerras internacionais, escassez de víveres, pestilências, grandes terremotos, violações da lei e um ambiente geral de medo (Veja as narrativas paralelas em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21.) 

Daí, mostrando que a “época da colheita” teria um fim, ele acrescentou: “E estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim [telos]” (Mateus 24:14) A palavra telos significa “fim”, “no sentido de término, cessação . . . a última parte, remate, conclusão esp[ecialmente] das últimas coisas, o ato final do drama cósmico”.

4 Os fatos da história moderna, desde 1914, em cumprimento da profecia bíblica, mostram que o atual sistema de coisas já está bem avançado no seu “tempo do fim” ou “terminação” (syntéleia). Citando novamente W. E. Vine, estamos presenciando “a aproximação de eventos ao clímax designado” ou ao fim (telos). Portanto, a “colheita” da ilustração de Jesus deve estar em progresso; de fato, deve estar chegando à sua culminância. Puderam ser observados desde 1914 os eventos preditos na parte restante da parábola?

“A Colheita da Terra Está Inteiramente Madura”

5 Continuando com sua explicação da “ilustração do joio no campo”, Jesus declarou: “A colheita é a terminação dum sistema de coisas e os ceifeiros são os anjos. Portanto, assim como o joio é reunido e queimado no fogo, assim será na terminação do sistema de coisas. 

O Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão dentre o seu reino todas as coisas que causam tropeço e os que fazem o que é contra a lei, e lançá-los-ão na fornalha ardente. Ali é que haverá o seu choro e o ranger de seus dentes.” — Mateus 13:39-42.

6 Os “ceifeiros”, ou anjos, seriam enviados pelo “Filho do homem” na “terminação do sistema de coisas”, a fim de retirar dentre os verdadeiros “filhos do reino” “todas as coisas que causam tropeço e os que fazem o que é contra a lei”. Conforme mostrou o artigo precedente, semear o Diabo de noite “joio” por cima do trigo resultou numa apostasia organizada, no falso cristianismo sob uma hierarquia de líderes religiosos opressivos, que passaram a constituir o composto “homem que é contra a lei”, predito pelo apóstolo Paulo. (2 Tessalonicenses 2:3-12) O verdadeiro “trigo” foi deixado crescer entre tal “joio” até o “tempo do fim”. O “Filho do homem” ordenaria então aos seus “ceifeiros” que separassem os “filhos do reino” dos “filhos do iníquo”.

7 Quando começou esta obra de separação? Uma interessante profecia paralela não nos deixa em dúvida sobre quando ocorreria? Ela reza: “E eu vi, e eis uma nuvem branca, e sobre a nuvem sentado alguém semelhante a um filho de homem, com uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão. E do santuário do templo emergiu outro anjo, gritando com voz alta para o sentado na nuvem: ‘Mete a tua foice e ceifa, pois chegou a hora para ceifar, porque a colheita da terra está inteiramente madura.’ E o sentado na nuvem meteu a sua foice na terra e a terra foi ceifada.” — Revelação 14:14-16.

8 Vemos aqui o “Filho do homem”, Jesus Cristo, não como semeador que lança “excelente semente no seu campo”, mas como rei coroado, que passa a agir na “colheita da terra”. Estar ele sentado numa nuvem simboliza a sua presença invisível. (Atos 1:9-11; Revelação 1:7) A “colheita”, portanto, deve ocorrer durante a presença de Cristo, depois de ele ter sido coroado e de ter recebido de Jeová, o “Antigo de Dias”, “domínio, e dignidade, e um reino”. (Daniel 7:13, 14) De modo que a colheita começou algum tempo após 1914, ano que assinalou o início do “tempo do fim” ou da “terminação do sistema de coisas”.

9 Depois de 1914, quando foi que o Filho do homem ‘enviou os seus anjos’ para separar os “filhos do reino” dos “filhos do iníquo”, do “trigo” de imitação, quer dizer, dos “que fazem o que é contra a lei” e que incluem o “homem que é contra a lei”, os líderes religiosos do falso cristianismo? 

A resposta tem de corresponder aos fatos, e estes mostram que foi em 1919 que os “filhos do reino”, gerados pelo espírito e ungidos, simbolizados pelo “trigo”, começaram a ser libertos do “joio”, ou dos falsos cristãos, que haviam inundado o campo religioso da humanidade. 

A “colheita da terra” estava madura, e havia chegado o tempo de o “Filho do homem” meter a sua foice e ceifar. A parábola revela que fez isso por meio de seus “ceifeiros”, os anjos.

O Joio Reunido Para Ser Queimado

10 Na sua “ilustração do joio no campo”, Jesus disse: “Na época da colheita direi aos ceifeiros: Reuni primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado.” (Mateus 13:30) 

A identidade clara do “trigo” ou dos verdadeiros “filhos do reino” havia ficado obscurecida durante séculos pelo “joio” abundante, ou os cristãos apóstatas, que afirmavam ter a esperança celestial como herdeiros do Reino. Foi só depois de 1919, quando os verdadeiros cristãos gerados pelo espírito foram libertos de Babilônia, a Grande, o império mundial da religião falsa, do Diabo, que se tornou discernível a nítida diferença entre o “trigo” e o “joio”.

11 O “joio” simbólico inclui todos os falsos cristãos, sem exclusão de nenhum dos apóstatas hodiernos, que ensinam “coisas que causam tropeço”, bem como “os que fazem o que é contra a lei”. Isto inclui o “escravo mau”, as ‘virgens tolas’ e o “escravo iníquo e indolente”. (Mateus 24:48-51; 25:1-12, 14-30) Serem ‘amarrados em feixes’ para ser queimados não representa serem agrupados em diversas igrejas e seitas da cristandade, pois dificilmente se poderia dizer que os anjos são responsáveis por tais sistemas eclesiásticos apóstatas. 

Além disso, serem amarrados em feixes ocorre durante a “época da colheita”, no “tempo do fim”, ao passo que muitas das religiões do falso cristianismo já existem por séculos. A amarração do “joio” em feixes significa que, desde 1919, a separação entre os cristãos verdadeiros e os falsos tornou-se cada vez mais clara, tanto na mente das pessoas como pela separação literal. 

O “joio”, ou os “filhos do iníquo”, são ‘amarrados’ no sentido de que os anjos cuidam de que não voltem ao “trigo” ou aos verdadeiros “filhos do reino”.

12 Falando sobre o que os anjos fariam com o “joio” depois de amarrá-lo, Jesus acrescentou: “Lançá-los-ão na fornalha ardente. Ali é que haverá o seu choro e o ranger de seus dentes.” (Mateus 13:42) Lembre-se de que estamos estudando uma parábola. Se o “trigo” e o “joio” são simbólicos, também o é a “fornalha ardente”, o “choro” e o ‘ranger de dentes’. Mateus 25:41, 46, mostra que o “fogo eterno” simboliza o “decepamento eterno”, e Revelação (20:14; 21:8) diz que o “lago de fogo” significa “a segunda morte”, a destruição sem esperança duma ressurreição. De modo que o “joio” está destinado à destruição.

13 Visto que a “fornalha ardente” simboliza a destruição total, o “choro e o ranger de seus dentes”, por parte dos do “joio”, têm de ocorrer antes de serem destruídos. Os falsos cristãos, e especialmente o “homem que é contra a lei” — o clero da cristandade — agora já por décadas têm lamentado que os “filhos do reino”, as testemunhas ungidas de Jeová, os têm atingido com duras verdades bíblicas, expondo-os assim como realmente são: “filhos do iníquo”. (Mateus 13:38; Revelação, caps. 8, 9) 

Os clérigos apóstatas têm rangido os dentes contra os verdadeiros Cristãos por eles proclamarem destemidamente não só o “ano de boa vontade” de Deus, mas também o seu “dia de vingança”. (Isaías 61:1, 2) Todavia, todos os deste “joio” lamentar-se-ão e rangerão os dentes ainda mais, quando o “Filho do homem” vier dentro em breve para destruir tanto a eles como os demais do mundo de Satanás. — Mateus 24:30.

‘Os Justos Brilham Tão Claramente Como o Sol’

14 Depois de mandar os “ceifeiros” amarrar o “joio” para a destruição, o “Filho do homem” dá aos seus anjos esta ordem adicional: “Depois ide ajuntar o trigo ao meu celeiro.” (Mateus 13:30) E Jesus concluiu a sua explicação da parábola, dizendo: “Naquele tempo, os justos brilharão tão claramente como o sol, no reino de seu Pai. Escute aquele que tem ouvidos.” — Mateus 13:43.

15 Apocalipse 21:23 diz a respeito do governo celestial do Reino, a Nova Jerusalém: “E a cidade não tinha necessidade do sol, nem da lua, para brilhar sobre ela, pois a glória de Deus a iluminava, e a sua lâmpada era o Cordeiro.” De modo que o reino celestial não depende dos ressuscitados “filhos do reino” para ter luz. Ela é banhada pela gloriosa luz divina. Quão diferente é entre as nações aqui na terra! (Efésios 4:17, 18; 5:8) Paulo escreveu, explicando o que Jeová faz a favor dos “filhos do reino” enquanto ainda estão na terra: “Ele nos livrou da autoridade da escuridão e nos transferiu para o reino do Filho do seu amor.” — Colossenses 1:13.

16 Portanto, brilharem os “justos” ‘tão claramente como o sol no reino de seu Pai’ refere-se à condição esclarecida e ao glorioso serviço de tais cristãos ungidos, na terra, onde estão “brilhando como iluminadores no mundo”. (Filipenses 2:15; Mateus 5:14) Pode-se dizer que o “celeiro” ao qual são ajuntados desde 1919 é o “reino de seu Pai”, visto que a congregação cristã é uma organização teocrática, que reconhece a soberania universal de Jeová. É uma organização limpa, porque os anjos retiram dela “todas as coisas que causam tropeço e os que fazem o que é contra a lei”. — Mateus 13:30, 41, 43.

“A Colheita da Terra” Prossegue

17 Como afeta tudo isso a você? Lembre-se de que Jesus encerrou esta ilustração com as palavras: “Escute aquele que tem ouvidos.” (Mateus 13:43) É verdade que esta parábola ilustra o ajuntamento do número total dos “filhos do reino” necessário para formar o governo celestial de Cristo. O mesmo capítulo (14) de Revelação, que fala sobre a “colheita da terra”, revela o número dos assim recolhidos para reinar com “o Cordeiro” no “Monte Sião” celestial como sendo 144.000. Mas este capítulo acrescenta: “Estes foram comprados dentre a humanidade como primícias para Deus e para o Cordeiro.” (Revelação 14:1-4) A colheita das “primícias” indica que há outros frutos a serem ajuntados mais tarde, assim como simbolizado pelo recolhimento de outros frutos do campo no fim do ano agrícola. De modo que o ajuntamento prossegue, e isso afeta a você.

18 A colheita dos “filhos do reino” prosseguiu rapidamente de 1919 até os começos da década dos anos 30. Por estes fiéis cristãos ungidos terem ‘deixado brilhar a sua luz’, muitos outros, com ouvidos atentos, deixaram-se separar do “joio” ou dos falsos cristãos nas igrejas e seitas da cristandade. (Mateus 5:16) Esta obra de separação também foi predita por Jesus na sua profecia sobre a “terminação do sistema de coisas”. (Mateus, caps. 24, 25) Ele declarou: “Quando o Filho do homem chegar na sua glória, e com ele todos os anjos, então se assentará no seu trono glorioso. E diante dele serão ajuntadas todas as nações, e ele separará uns dos outros assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à sua esquerda. E estes [cabritos] partirão para o decepamento eterno, mas os justos, para a vida eterna.” — Mateus 25:31-33, 46.

19 Assim, com a aproximação do fim da colheita da classe do “trigo”, de cristãos ungidos, prossegue o ajuntamento das “ovelhas”. No tempo devido de Deus, os remanescentes da classe do “trigo” terminarão a sua carreira terrestre e se juntarão ao “Filho do homem”, como parte de seu reino ou governo celestial. “Receberão o reino” junto com os demais dos 144.000 “santos”. (Daniel 7:18, 22, 27) Quanto aos da “grande multidão” de “ovelhas” que agora são ajuntados, sobreviverão à “grande tribulação” que assinalará o fim (telos) do atual sistema satânico de coisas e se tornarão parte dos “povos, grupos nacionais e línguas” que servirão na terra ao “Filho do homem”, sob o seu “domínio de duração indefinida” ou reino celestial. — Revelação 7:4, 9, 10, 14; Daniel 7:13, 14.

20 Que posição ocupa você com respeito ao cumprimento da ilustração do “trigo” e do “joio”? Já estar bem avançada a “colheita” dos “filhos do reino” prova que a “terminação [syntéleia] do sistema de coisas” está chegando ao seu fim (telos). Sua atitude para com os “irmãos” ungidos de Cristo, que são como trigo, e o tratamento que lhes dispensa serão o fator determinante quanto a se você irá para o “decepamento eterno” ou se receberá a “vida eterna”. (Mateus 25:34-46) Mostre-se companheiro leal da classe ungida do “trigo”, o “escravo fiel e discreto”, que Cristo designou para prover “alimento [espiritual] no tempo apropriado”. (Mateus 24:45) Mantenha-se ativo na obra do ajuntamento, pois, lembre-se de que “estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim [telos]”, e de que “quem tiver perseverado até o fim [telos] é o que será salvo”. — Mateus 24:13, 14.

Fonte:  Pesquisa e Estudo bíblico